segunda-feira, 9 de abril de 2012

YHWH de Samaria e sua Asherah

É muito comum, para um leitor influenciado pela cultura e pela religião, ler os textos bíblicos e se deparar com a confissão monoteísta. Entretanto, é necessário um olhar mais atento para as Escrituras e, assim, perceber que o monoteísmo é algo relativamente "novo" na história de Israel. Inúmeros textos demonstram que Israel entendia a existência de vários deuses, daí, segundo a história narrada, a frequente presença da idolatria no meio do povo. 

Javé, inicialmente, é apresentado como o Deus de um pequeno grupo de nômades: Deus de Abraão, Isaque e Jacó:
Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Êxodo 4:5

E, mesmo Abraão, que serve a Javé, é abençoado em nome de um outro Deus  e o louva, a saber, El-Elyon, cujo sumo sacerdote é Melquisedeque:

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.
Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,
Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
Gênesis 14:18-23
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,

Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
Gênesis 14:18-23
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,

Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
Gênesis 14:18-23
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,
Gênesis 14:18-22
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,

Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
Gênesis 14:18-23
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,
Gênesis 14:18-22

Também, Javé exerce seu juízo sobre os deuses do Egito:

E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. Êxodo 12:12

Na assembléia de Siquém, Josué deixa claro que, no regime tribal, cada um pode escolher a que deus servir:

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Josué 24:15


Elias exorta ao rei apresentando Deus como um Deus de um lugar, de uma nação, de um povo determinado. Baal é deus, mas deus de um outro lugar:

Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? 2 Reis 1:3

Enfim, o povo de Israel, normalmente, confessava a fé em Javé ao lado da crença em outros deuses e, por vezes, Javé era adorado juntamente com esses deuses. O que, aparentemente, é condenado por Javé. Ele deve ser o único Deus adorado. Essa é sua exigência. Mais tarde, com a experiência do exílio e com as declarações dos profetas, esse único Deus adorado se tornará o único Deus existente. A partir desse momento será comum a confissão: pois os deuses de todos os povos não passam de ídolos (vãos, nada).

Com o abandono da mono-latria e vinda do mono-teísmo, o povo judeu passou a "zombar" das imagens. Diziam que elas, as obras das mãos humanas, são os deuses e deusas dos demais povos. Óbvio que, para estes, as imagens não são os deuses. Antes, apenas apontam para seus deuses. Logo, o ídolo, em si mesmo, de fato, não era nada. O que importava era para quem o ídolo apontava. Fato esse que, propositadamente ou nao, era ignorado pelos "novos judeus" (os do pós-exílio).

Mas chama-nos a atenção um fato da confissão Javista que nos é ignorado, normalmente. Não se pode dizer o contrário, Javé é, em muitos textos, confessado como um Deus do sexo masculino (pessoal da Teologia de Gênero, por favor, espere):


"O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome. Êxodo 15:3"

A palavra "homem" utilizada é איש ('iysh), cuja tradução seria, literalmente: varão, homem.


Sua masculinidade pode ser comprovada quando, segundo a crença antiga, Javé casou-se com Asherah (Asserá, Asera). Segundo a mitologia, Asherah era esposa de EL, e, EL era pai de Baal. Javé vence a guerra contra Baal, derrota EL e toma, como sua esposa, Asherah (resumidamente de forma grosseira). Durante um período EL e Javé são confessados deuses diferentes até que há uma espécie de fusão ou sincretismo, então Javé e EL passam a ser o mesmo Deus. E, obviamente, Asherah permanece como sua esposa.

Na bíblia, os diversos textos associados a Asherah são negativos. Ela é colocada como mais um ídolo. Entretanto, a força de seu culto não é pequena. Até mesmo a mãe do rei Asa é serva de Asherah. Era possível servir a Asherah e servir a Javé ao mesmo tempo (Aliás, era possível servir a diversos deuses e também a Javé. Não que Javé concordasse com tal ato. Ele exige adoração única - monolatria). Uma inscrição antiga diz:

 “Diz... Diga a Jehallel... Josafa e...”:
Abençoo-vos em YHWH de Samaria e sua Asherah”.


Obviamente que muitos terão problemas com esse texto que escrevo, mesmo porque ele não é um tratado sobre o assunto, mas, apenas uma pequena introdução para uma pergunta simples: por que o povo tem a necessidade de uma deusa?

Mesmo depois do culto a Asherah ser considerado um pecado a Javé, Isthar, a rainha do céu, aparece nos textos de Jeremias e passa a ser adorada entre os membros da tribo de Judá. Que chegam a confessar:

Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do SENHOR, não obedeceremos a ti;

Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum.

Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus, e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo, e fomos consumidos pela espada e pela fome.

E quando nós queimávamos incenso à rainha dos céus, e lhe oferecíamos libações, acaso lhe fizemos bolos, para a adorar, e oferecemos-lhe libações sem nossos maridos?
Jeremias 44:16-19
Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do SENHOR, não obedeceremos a ti;
Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum.
Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus, e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo, e fomos consumidos pela espada e pela fome.
E quando nós queimávamos incenso à rainha dos céus, e lhe oferecíamos libações, acaso lhe fizemos bolos, para a adorar, e oferecemos-lhe libações sem nossos maridos?
Jeremias 44:16-19


Com o passar dos séculos surge outra Rainha dos Céus, Ísis, do Egito. Rainha essa cujos novos cristãos deram um jeito de manter sua adoração. Para tanto, deram a ela o título de esposa de Javé, mãe de Jesus. Ou seja, a Virgem Maria (Ísis também era virgem e também era chamada de Mãe de Deus).

Repito a pergunta: por que o povo precisa de uma deusa?

Acredito que, devido a confissão patriarcal de Javé, todos ficamos carentes de uma mãe. O pai, segundo a idéia patriarcal, é aquele forte, temível e, por vezes, violento. O grande caçador, guerreiro. Amigo sim, mas, principalmente o grande protetor. Todos carecemos da mãe! Do olhar meigo, da compreensão maternal. A mãe é a que se compadece e que, realmente, nos aceita como somos, pois viemos dela.

Por isso Maria é a grande Mãe e a rainha dos céus. Por essa visão erroneamente patriarcal que ainda carregamos. Não quero me indispor com católicos e nem com evangélicos. Mas, apenas, fazer um pequeno e audacioso diálogo: será que não devemos, talvez, entender que Javé é, na realidade, a grande mãe?

Embora o chamemos de "Pai", seu amor ultrapassa o amor patriarcal e é, inclusive, comparado e ultrapassado ao amor de uma mãe.


Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Isaías 49:15

Por esse mesmo motivo se precisou salvar e criar a imagem da grande discípula Maria Madalena. Pois a igreja não nasce para ser patriarcal.

Existem confissões erradas no Novo Testamento que apontam para uma desvalorização feminina. Textos anti-cristãos, anti-paulinos (não foram escritos por Paulo) e anti-judaico-cristãos (não se deve ver o judaísmo de Jesus, QUE É JUDAÍSMO SIM, como um judaísmo diferente dos judeus e sim igual). Ainda que haja relatos de rabinos que afirmam ser "melhor rasgar a torah do que dá-la a uma mulher para ler", a tradição de Jesus e que Paulo segue fielmente, não é essa. Desses textos erroneamente cristãos eu cito:

O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. 1 Coríntios 11:7

Textos que não se coadunam com a imagem inclusiva do Deus de Jesus, onde, segundo o Paulo (agora sim o texto escrito por ele):

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28

Precisamos da imagem feminina de Deus! Precisamos de Asherah! Não de um ídolo (vão), mas de uma nova fusão. Onde Javé se liberta da visão de "Varão de Guerra", e recebe o título de Mãe Amorosa.

Há muito foi feita uma fusão entre EL e Javé. Será que não deveríamos, também, fazer uma segunda fusão, entre Javé e Asherah, ou Javé e Ísis, ou Javé e Maria, ou ainda, Jesus e Maria Madalena?

Com coragem, confessemos o amor maternal do Deus de ambos (ou nenhum) sexo.

6 comentários:

  1. Fico feliz em poder ter o prazer de ler este texto, mais uma vez preciso falar de sua ousadia e dizer que quando leio seus textos realmente o vejo como o sentido real do evangelho, o vejo como boa notícia, e isso produz em mim esperança.

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  2. Texto muito inteligente. Gostei muito!

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  3. Cara, Adorei seu texto, vejo agora mais claramente a influencia em que o deus judaico-romano sofreu com os deuses Cananeus. Porém não entendi o seu posicionamento sobre isso. Não sei se você é realmente um cristão pela sua descrição ou se você só foi irônico.

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    1. Boa tarde e q bom que gostou do texto. Sou cristão e não fui irônico. Entendo a possibilidade de se perceber, em Deus, um olhar materno. Mas em que parte o texto pareceu ser irônico?

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  4. Sempre acreditei que a pessoa de Deus estava acima de gênero e etnia...
    Gosto de ver o Espírito Santo (o Consolador) como a face feminina de Deus, por cai bem a Ele (ou Ela) este papel de mãe consoladora.

    Já quanto ao próprio Jesus que se diz ser a resplandescente estrela da manhã (sol), porque não os índios brasileiros não o conheceriam como Tupã, os egípcios como Hórus, os gregos como Aplolo... e por aí vai?

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